
Como Funciona um Motor de Busca
Um motor de busca associa palavras que os utilizadores pesquisam (“queries”) a um índice, apresentando assim sumários de conteúdo numa página de resultados (ou SERP - Search Engine Results Page).
Basicamente tem três componentes: o crawler (ou spider), o índice - a base de dados massiva criada pelo crawler - e o sistema runtime - que faz a ligação entre a consulta e o software de busca, tornando os dados constantes no índice inteligíveis para o utilizador.
Tipos de pesquisa num motor de busca
Pesquisa Transacional – “Do”
Intenção de ação – os utilizadores querem atingir um objetivo ou desempenhar uma atividade; O objetivo ou atividade podem ser fazer um download, comprar, obter, entretenimento, ou interagir com um recurso.
Exemplos de Objetivos e Atividades
- Comprar um produto
- Fazer um downloadPagar uma fatura
- Jogar
- Imprimir um calendário
- Enviar flores
- Organizar fotos
- Ver um vídeo
- Copiar uma imagem ou um clipart
- Participar num inquérito
- Ver páginas de entretenimento (TV, vídeo, música)
Pesquisa Informacional – “Know”
Intenção de saber - O objetivo é encontrar informação. As páginas pretendidas devem ter informação de qualidade, conexa e relevante para a pesquisa feita.
Exemplos de intenções:
- Obter informações de viagens e turismo para planear as férias •Encontrar informações sobre geografia, economia, cultura do Dubai •Saber como remover nódoas
- Ver sintomas duma doença
- Obter uma receita
Pesquisa Navegacional – “Go”
Intenção de visitar um site sem necessidade de preencher o seu endereço completo (https://marcaweb.pt)
Intenção de visitar uma página específica dum site.
A página pretendida designa-se por “target page”.
Exemplos de pesquisas:
- youtube, facebook, contactos
Pesquisa com múltiplas intenções – “Do, Know, Go”
Muitas pesquisas têm mais do que uma intenção do utilizador.
Exemplos de pesquisas:
- [download chrome] – “Do” e “Go” – utilizador quer fazer download do browser (Do), mas fazê-lo através do site oficial Chrome (Go).
- [camaras digitais nikon] – “Do”, “Know” e “Go” – alguns utilizadores poderão querer comprar uma Nikon (Do), outros querem apenas recolher informações (Know) e outros ainda querem ir ao site da Nikon (Go).
- [ipad] – Idem (Do, Know, Go).