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- Marketing Digital
- 18/07/2020
- Pessoas - avalie as atividades sociais do seu cliente
- Objetivos - decida o que você deseja realizar
- Estratégia - planeje como o relacionamento com os clientes mudará
- Tecnologia - Decida quais tecnologias sociais usar
Pessoas
Não comece uma estratégia social até conhecer as capacidades do seu público. Se o seu target for estudantes universitários, use as redes sociais. Se o obejctivo for alcançar pessoas de negócios (B2B), considere classificações e avaliações. Começe por analisar dados para ajudá-lo, que podem fazer algumas estimativas optimas para o seu projecto.
- Quem é a nossa audiência?
- Quais são os elementos influenciadores? - O que fazem online?
- Monitorizar (!)
- Aqui “ouve-se” e “pesquisa-se”:
- Research
- Benchmarks
- SWOT
- Insights (oportunidades de activação) - Estudos “de mercado”
- O que é que “já existe”?
- O que é que já foi feito e resultou? - O panorama local (Portugal)
- Criar “personas”
Monitorizar - Vantagens
Comerciais – Identificar novas oportunidades de negócio.
Marketing – Antecipar tendências; Avaliar lançamento de novos produtos, marcas ou serviços; Analisar atributos de Marca e associações feitas pelo consumidor.
Media Relations e RP 2.0 - Clipping; Reporting de noticias, posts ou comentários relacionados com a concorrência; Gestão de Crise.
Inteligência Competitiva – Observar diariamente as marcas concorrentes e seus parceiros.
Identificar Influenciadores –Identificar os sites com mais influência e relação entre os diversos influenciadores, podendo inclusive optar por uma estratégia de relação directa com os principais opinion makers.
Advocates & Opposition –Análise quantitativa através de avaliação de posts de cada influenciador tendo em conta o seu sentimento pela marca.
Objectivos
Escolha um. Como pretende interagir com os seus clientes? Estratégias de remarketing? Aumentar as vendas? Decida o seu objectivo antes de escolher a tecnologia. O objectivo deve ser mensurável.
- O que é que pretendemos atingir?
- De negócio?
- De Marketing?
- Definição de KPI’s (Key Performance Indicators), métricas.
Os objectivos precisam de ser mensuráveis , específicos, realistas , definidos no tempo e alcançáveis.
Exemplos:
- Construir e aumentar a visibilidade/reputação da marca? - Aquisição de novos clientes
- Fidelização de clientes?
- Apoio ao consumidor?
- Melhorar algum tipo de serviço por proximidade? - Ouvir os consumidores?
- Influenciar opinion makers?
- Lançamento de novo produto/serviço?
- Alargar território da marca?
Estratégia
A estratégia aqui significa descobrir o que será diferente depois que você terminar.
Deseja um relacionamento bidirecional mais próximo com seus melhores clientes? Deseja que as pessoas falem sobre seus produtos? Deseja um grupo de foco permanente para testar ideias de produtos e gerar novas? Imagine você ter sucesso.Como as coisas serão diferentes depois? Imagine o ponto final e você saberá por onde começar.
Um plano de ação projectado para atingir um objetivo geral ou de longo prazo.
(HOW?)Como é que chegamos ao destino? - Qual o caminho a tomar (não o veículo)?
Vamos falar de quê?
Que cenários podemos explorar?
Statement (Manifesto)?
Qual a história que vamos contar?
Tecnologia
Uma lading page, um website, uma aplicação, uma solução à medida. Depois de conhecer seu público alvo, objetivos e estratégia, você poderá decidir com confiança.
- Tácticas e ferramentas?
- Quais os “canais” (agora sim, os veículos)?
- Que tipo de tecnologia é mais adequada ao target?
- Facebook, Linkedin, Youtube, twitter, blogs, site, ning? Mobile? Híbrido (real world meets digital)?