Marketing Digital

Estratégia de marketing das redes sociais

Estratégia de marketing das redes sociais

O caminho para desenvolver a presença social de uma empresa consiste em várias etapas.

A primeira, e uma das mais importantes, é a análise do negócio e do seu potencial. Um bom gestor dos media sociais sabe que não há duas empresas iguais, até dentro do mesmo sector.   É óbvio que a loja do centro da cidade terá necessidades diferentes para o negócio do comércio eletrônico internacional.   Há empresas que terão de se focar no tráfego local, outras que precisam de atingir um público mais vasto; há empresas de nicho, restritas a um público específico, enquanto outras trabalham a um nível global.

Portanto, para cada empresa individual será necessário analisar cuidadosamente as suas necessidades específicas, a sua actual presença online e se já dispõe de um website. Isto terá de estar ligado aos objectivos que a empresa pretende atingir e ao orçamento a que esta se pode dar ao luxo de investir.

Nesta altura, iremos conceber em conjunto uma estratégia de acção.

Existem várias possibilidades: há aqueles que preferem gerir eles próprios a presença social e aqueles que delegam completamente as atualizações subsequentes ao profissional, com todas as nuances que podem ser pensadas entre uma solução e outra.

  • No primeiro caso, após a criação de uma empresa em redes sociais, iremos educar e formar as pessoas designadas para gerir os diferentes perfis sociais.
  • No segundo, organizar publicações e interações com os clientes. Não há uma fórmula melhor do que outra; como mencionado, cada atividade deve ser analisada na sua singularidade.~

 

Passos de uma estratégia de marketing dos meios de comunicação social:

- Criação de uma página da empresa, que é utilizada para publicar sistematicamente atualizações e notícias divulgadas pela empresa. Isto servirá para criar uma relação e interação com os clientes, para lhes permitir serem informados sobre o que a empresa está a fazer.

- Programação de campanhas publicitárias para atrair fãs que servem para atrair novos utilizadores, apresentando a empresa ao público alvo.

- Agendamento de campanhas publicitárias de chamada para acção, que são utilizadas para apresentar ofertas e produtos àqueles que possam estar genuinamente interessados em comprá-los (público-alvo).

 

A importância das redes sociais para as empresas reside também no facto de ser possível gerir a presença online de uma forma muito dinâmica, fazendo ajustamentos e correcções tanto nas actividades como no orçamento investido.

A outra ferramenta indispensável para o sucesso de uma estratégia de marketing nos media sociais é, de facto, a apresentação regular dos resultados. Ao analisar o desempenho, podemos corrigir e melhorar os aspectos que precisam de ser afinados. Podemos também estudar novas formas e novas ações para tornar a nossa estratégia cada vez mais eficaz.

métrica em que baseamos a nossa estratégia é o ROI (Return On Investment), que indica o retorno do investimento, ou seja, o retorno económico do investimento realizado. Quanto maior for o ROI, mais positiva será a campanha publicitária e mais lucro será gerado para a empresa.

A fim de alcançar resultados cada vez melhores, a cooperação entre a empresa e o especialista em marketing dos meios de comunicação social nunca deve faltar. Apenas aqueles que trabalham fisicamente na empresa podem conhecer os detalhes, os potenciais clientes a visar, e melhor fornecer o material necessário (pelo menos na grande maioria dos casos) de forma a permitir o lançamento de atualizações e ofertas.

organização e a regularidade são muito importantes na gestão de uma estratégia adequada de marketing dos media sociais. Os utilizadores nunca devem sentir-se abandonados, mas precisam de estímulo constante para manterem o seu interesse na empresa.

As redes sociais, em resposta às necessidades crescentes dos seus membros, estão por sua vez a investir fortemente no desenvolvimento de ferramentas cada vez mais precisas para ligar clientes e fornecedores.

Ferramentas de publicidade comercial como os Anúncios do Facebook, por exemplo, permitem a criação de campanhas de aquisição de fãs altamente direccionadas, dirigidas às pessoas que são uma combinação perfeita para os serviços oferecidos pela empresa.

Isto permite aproveitar ao máximo o orçamento investido em publicidade nas redes sociais, tanto para o crescimento da marca, ou seja, da marca corporativa, como para a apresentação dos seus próprios serviços e ofertas.

Atingir um público verdadeiramente interessado nos serviços da empresa é muito importante, porque facilita a criação de uma rede de utilizadores leais. As pessoas sentem-se compreendidas e estão bem preparadas para aceitar a mensagem lançada pela sua empresa.

A este respeito, é de notar que a gestão da presença social é uma tarefa complexa que requer um estudo cuidadoso e pessoal qualificado. De facto, quanto mais conseguir dirigir-se com precisão ao seu público-alvo, com mensagens específicas e altamente personalizadas, mais probabilidades terá de ver o seu negócio crescer rapidamente.

As redes sociais estão saturadas de atividades que enviam mensagens ambíguas destinadas a um público demasiado vasto, e os clientes estão habituados a percorrer os postos e anúncios, ignorando completamente todos aqueles que não captam a sua atenção.

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