SEO

As ligações internas são tratadas de forma diferente no cabeçalho e no rodapé?

As ligações internas são tratadas de forma diferente no cabeçalho e no rodapé?

Os links internos no cabeçalho e rodapé são menos importantes?

John Mueller do Google respondeu recentemente à questão de se saber se os links internos no rodapé e/ou no cabeçalho são utilizados de forma diferente pelo Google.

John Mueller, deu uma explicação sobre a ligeira diferença na forma como o Google trata o conteúdo principal de uma página e esclareceu como o Google trata os links internos dentro de uma página web.

Hiperligações internas

As ligações internas são as ligações de dentro de um website que vão para outra página web dentro do mesmo website.

Exemplos de ligações internas são as ligações do menu que se encontram normalmente no cabeçalho e também ligações a secções importantes de um site como a página sobre nós e a página de contacto que se encontram frequentemente no rodapé de um site web.

As ligações internas podem também ser ligações a outras páginas dentro do site que se encontram dentro do conteúdo do site.

John Mueller, do Google, discutindo as ligações internas
 

Todas as ligações internas são igualmente importantes?

John Mueller disse que as ligações internas são importantes para a pessoa que faz a pergunta: "Há diferença na forma como os diferentes tipos de ligações internas são tratados?"

A pessoa que fez a pergunta:

"Retirou recentemente a importância das ligações internas para sinalizar ao Google a importância do conteúdo específico de um site.
Quero saber se as ligações dentro de certas secções de um site são olhadas de forma diferente.
Por exemplo, se uma página é ligada dentro de um cabeçalho ou de um rodapé e, portanto, incluída em cada página de um site.
O Google utiliza essas ligações de forma diferente graças às ligações dentro do corpo da página?".

 

As ligações internas não são diferenciadas

Mueller explicou que as ligações não são tratadas de forma diferente por causa da localização das ligações dentro de uma página web.

John Mueller respondeu:

"Não diferenciamos realmente aí. 
Por isso se, por exemplo, as coisas estão ligadas no seu rodapé da página e estão ligadas a partir de todo o website então, do nosso ponto de vista, você tem essas ligações a partir de todo o seu website.
Não é o caso de dizermos: "Oh, como as ligações num rodapé têm menos peso ou não são tão úteis, vamos ignorá-las ou qualquer coisa do género.
Assim, desse ponto de vista, quando se trata de links, vemos-los essencialmente apenas como links numa página".

 

O texto é tratado de forma diferente com base na localização.

A seguir, John Mueller esclareceu que o texto dentro do conteúdo principal é tratado de forma ligeiramente diferente.

Ele explicou:

"É ligeiramente diferente quando se trata de texto aí dentro, na medida em que tentamos compreender qual é o conteúdo principal de uma página.
E quando se trata de classificação em relação aos outros conteúdos do seu website, tentaremos concentrar-nos nessa secção de conteúdo primário da página.
Mas os links do nosso ponto de vista apenas nos ajudam a compreender melhor a estrutura do sítio e se estão no cabeçalho, no rodapé, na barra lateral ou no conteúdo principal, o que não muda nada para nós".

As ligações internas são importantes

John Mueller explicou que enquanto o conteúdo na área do conteúdo principal é tratado de forma ligeiramente diferente, as ligações internas dentro do cabeçalho, rodapé ou conteúdo principal são tratadas da mesma forma.

Mueller também afirmou que as ligações internas no rodapé e no cabeçalho não têm menos peso do que as ligações dentro do conteúdo de uma página web.

Criado em