Marcaweb

Incentivar e estimular a criatividade

Por vezes, todos nós podemos sentir bloqueios criativos, sobretudo quando temos clientes e prazos a colocar pressão sobre o nosso trabalho.

Existem algumas ferramentas práticas e dicas que podem ajudar a criatividade a fluir mais facilmente.


  1. Usar lembretes de metas do projeto podem ajudar a manter o foco e dar inspiração durante um projeto. 


  1. Fazer um resumo das palavras chave sobre o que o cliente pretende ou o que se tem como objetivo pode ser uma boa ajuda.


  1. Para desbloquear ideias  e ajudar a pensar também pode ser bom criar um mapa de palavras. A partir das palavras chave do projeto outras palavras podem surgir à mente e podem vir ao de cima outras abordagens para iniciar um projeto.


  1. Criar e usar quadros de humor. Ou seja, quadros de coleções de fotografias, texturas, paletas de cores e outros elementos relacionados com o tópico a ser trabalhado


  1. Desenhar esboços livres à mão levantada. Sem querer encontrar soluções imediatas, simplesmente desenhar sem bloqueios ou pressões. 


  1. Segundo vários estudos, uma das coisas mais importantes na área da criatividade é a experiência. A experiência leva à confiança e é libertadora. Passar bastante tempo a trabalhar com o software ou com o que quer que seja que se queira aprender é muito importante. Quanto mais experiência mais facilmente o desenvolvimento de uma ideia pode fluir. 


  1. Cuidado com o perfeccionismo. Não procure fazer algo excelente na primeira tentativa. A prática não leva à perfeição mas sim a melhorar! É por isso que é benéfico explorar cada ideia ao máximo e experimentar coisas diferentes.  


  1. Algum tempo de abstração para relaxar pode permitir que as melhores ideias cheguem. Dar espaço e tempo a nós mesmos para meditar ou fazer uma caminhada pode ser uma boa forma de relaxar e quebrar aquela típica tensão da “folha em branco”. Muitas vezes é nas alturas em que paramos um pouco de pensar que as melhores soluções chegam até nós!


  1. Por vezes, e quando possível, retirar todos os elementos de distração e reduzir os estímulos dos sentidos pode ajudar a focarmo-nos nos nossos pensamentos.


  1. Fazer uma tarefa criativa diferente é bom para sair da caixa!


  1. Ouvir música tem um grande impacto na criatividade. Pode ajudar as melhores ideias a fluir porque é um dos estímulos mais poderosos para o cérebro.


  1. Procurar inspiração e descobrir novas técnicas vendo os processos criativos de outras pessoas e não apenas o resultado final. Isto pode levar-nos a descobrir outras abordagens de encarar os projetos e diferentes métodos de trabalho.


  1. Compreendermo-nos a nós mesmos e como trabalhamos melhor. Qualquer um de nós pode ultrapassar bloqueios criativos. É possível ter esgotamentos criativos e existem momentos em que é preciso parar um pouco para refletir. Perceber como funcionamos individualmente nesse sentido também é importante para conseguir atingir o melhor nível de produtividade possível.  


Na verdade, o trabalho árduo, o esforço e a insistência em redor de uma ideia ou de um projeto é completamente indispensável. Assim como, também é importante descobrir quando parar um pouco. A alternância entre atividade e passividade faz parte de qualquer processo de criação. 


  • “Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio – e eis que a verdade se me revela.”


  • "Não podemos resolver os nossos problemas com o mesmo pensamento que usamos quando os criamos." 


  • “O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas a imaginação.”


~ Albert Einstein

Marca Web

Inovamos com tecnologia e criatividade! Desenvolvemos soluções web e estratégias de marketing digital à medida.

Oeiras
Portugal

9.00 AM - 6:00PM