Marcaweb

Guia completo para melhorar a navegação no seu site WordPress

Não importa a plataforma do site que está a utilizar, a maneira como planeia a navegação no site terá uma grande influência na UX (experiência de utilizador).

Se o objectivo é os seus visitantes encontrem o que precisam de maneira rápida e eficiente para que não fujam do seu site e continuem interessados ​​em explorá-lo.

Assim, sua estrutura de navegação deve ser planejada cuidadosamente, garantindo que atenda às necessidades de seus visitantes.

No entanto, se for mal feito, pode criar mais dificuldades do que qualquer outra coisa.

Com tudo isso em mente, para ajudá-lo a organizar a navegação no seu site de uma forma que lhe dê os melhores resultados possíveis, decidimos criar este guia completo.

Falaremos sobre a importância da navegação no site, passaremos pelos tipos de navegação mais comuns e compartilharemos algumas das melhores práticas que podem ajudá-lo a melhorar a navegação em seu site WordPress.

  • O que é navegação no site e por que é importante
  • Tipos de navegação
  • Melhores práticas de navegação em sites

O que é navegação no site e por que é importante

Por definição, a navegação do site é uma estrutura de links internos do site que tem o objetivo de ajudar os usuários a navegar pelo seu site e encontrar o que procuram com rapidez e facilidade.

Normalmente, consiste em menus de navegação diferentes que contêm um conjunto de vários links internos, mas também pode incluir outros elementos de navegação, como botões e breadcrumbs. Em suma, a navegação representa qualquer tipo de link que leva o usuário a diferentes páginas dentro do mesmo domínio.

Como já mencionamos, uma navegação de site bem implementada tem o poder de ajudar seus visitantes a encontrar o destino desejado rapidamente e, ao mesmo tempo, aumentar o tempo que passam em seu site.

A lógica por trás disso é simples - se seus visitantes puderem navegar facilmente em seu site, eles serão incentivados a explorá-lo ainda mais e descobrir mais conteúdo valioso que possa interessá-los. Dessa forma, sua navegação pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição e contribuir para o engajamento do usuário.

Da mesma forma, se tiver produtos ou serviços para vender, seus clientes poderão percorrer o funil de navegação e compra de maneira tranquila e sem esforço.

Em outras palavras, sua navegação também tem o poder de trazer mais conversões e vendas.

Tipos de navegação

Existem muitos tipos diferentes de navegação que, quando combinados corretamente, podem criar um sistema de navegação poderoso e amigável em seu site que os visitantes irão apreciar muito.

Menus de Navegação

Dizer que os menus são os elementos mais essenciais da navegação do site seria um eufemismo. Por esse motivo, vamos listar alguns dos tipos mais comuns de menus de navegação primeiro, antes de dar uma olhada em que outros tipos de navegação de site, pode encontrar em geral.

Ao pensar em menus de navegação, a maioria das pessoas pensará instantaneamente em um menu principal horizontal clássico localizado no cabeçalho do site.

A maioria dos sites usa o menu principal para exibir links para algumas das páginas da web mais comuns, como Sobre, Serviços, Blog, Contato, etc.

Mas é claro, os itens e / ou sub-itens que colocar no menu principal dependerão muito no tipo de site que possui, bem como em sua meta geral.

Existem muitos outros estilos de navegação que pode incorporar em um menu horizontal. Por exemplo, há um menu suspenso ou expansível que se abre clicando em um item da barra de menu ou ao passar o mouse.

Também é comum o mega menu, especialmente útil se tiver um site de várias camadas com um grande número de produtos ou serviços para vender.

A estrutura facilita o agrupamento de itens de menu em categorias para garantir uma experiência de navegação mais suave para seus visitantes.



Menu > Categorias > Itens


Muitos sites também apresentam vários outros tipos de menus de navegação. Isso inclui menus da barra lateral, menus de navegação em tela cheia, um menu de rodapé e um menu chamado hambúrguer, que é ideal para navegação móvel.


Side Bar Menu


Outro elemento UX altamente popular é um menu de navegação fixo (ou fixo). Como o próprio nome sugere, esse tipo de menu fica preso em um lugar e permanece visível enquanto o usuário navega na página para baixo.

Os menus fixos ajudam a acelerar o processo de navegação, uma vez que permitem um acesso rápido e fácil, independentemente da distância que o usuário deslize. Por esse motivo, eles funcionam bem em páginas mais longas, especialmente se contiverem links de sites visitados com mais frequência ou alguns elementos de call to action.

Finalmente, temos que mencionar que cada tema WordPress vem com diferentes áreas de widget e permite que você crie um menu de navegação que pode inserir facilmente nessas áreas.

Além disso, você poderá fazer vários menus, criar um mega menu e até mesmo duplicar seus menus, se necessário. E se deseja ter ainda mais recursos à sua disposição na hora de construir seus menus, sempre pode usar a ajuda de um plugin adequado ao efeito.


Outros Elementos de Navegação

Além dos menus de navegação, existem outros tipos úteis de elementos de navegação que contribuem para uma melhor experiência do usuário.

Isso inclui breadcrumbs ou um caminho de texto que mostra aos visitantes todas as etapas que eles realizaram para chegar à página em que estão no momento. Breadcrumbs podem ser muito úteis, pois permitem que os usuários estejam cientes de sua localização exata e naveguem facilmente entre as páginas.

Existem também botões de navegação que levam os usuários a páginas diferentes em seu site e podem instá-los a realizar algum tipo de ação, como inscrever-se e Assinar, ou Adicionar ao carrinho e Checkout (os dois últimos normalmente podem ser encontrados em sites de lojas).

Já que estamos no assunto, não devemos perder a oportunidade de mencionar links âncora. Ou seja, os links âncora representam tipos especiais de links que levam os usuários a uma seção específica em uma página quando clicados.

Eles são ótimos porque permitem que seus visitantes pule para outra área de sua página imediatamente, permitindo que eles encontrem todas as informações de que precisam com rapidez e facilidade.


Navegação Global, Hierárquica e Local

Já a navegação no site em si pode ser dividida em três tipos principais - global, hierárquico e local.

A navegação global ou em todo o site geralmente contém menus e links idênticos, ou seja, permanecem os mesmos em todas as páginas de um site.

Esse tipo de navegação geralmente lista algumas das páginas mais essenciais do site e também pode incluir suas peças de conteúdo mais importantes.

Naturalmente, a maioria dos sites terá navegação global em uma ou várias seções fixas em seu site, como no cabeçalho ou rodapé.

Por outro lado, a navegação hierárquica permite que altere seus menus dependendo da página que está a utilizar.

Por exemplo, sites que são altamente orientados para o conteúdo (como sites de notícias, blogs ou revistas) podem fazer bom uso desse tipo de navegação, uma vez que provavelmente terão várias páginas de categoria que podem exigir uma abordagem mais específica para a navegação.

Um ótimo exemplo de um site que combina navegação global e hierárquica com sucesso seria a Vogue. Esta conhecida revista de moda e estilo de vida é uma das muitas marcas globais que usam o WordPress como plataforma de website.

Na página inicial da revista Vogue, pode ver um menu superior com as categorias principais que permanece consistente em todas as páginas.



Menu Principal > Menu Secundário - Subcategorias


Clicar em uma categoria específica no menu principal o levará a uma página de categoria que contém um menu secundário com links para suas subcategorias.

Cada uma dessas páginas de categoria tem um menu diferente com links de subcategorias correspondentes.

Por último, mas não menos importante, a navegação do site local basicamente representa links internos que direcionam para outras páginas do seu site.

Esses links podem ser encontrados no próprio conteúdo e geralmente são relevantes para a página em que estão de alguma forma.

Este é um tipo de navegação de site mais indireto em comparação com os outros dois, mas também é altamente eficaz quando se trata de manter os visitantes engajados e de tornar certos posts e páginas de seu site relevantes para os mecanismos de pesquisa.

Na verdade, a maioria dos sites baseados em conteúdo depende dessa estratégia, incluindo a nossa.


Melhores práticas de navegação em sites

Não importa se planeia fazer uma revisão completa na navegação do seu site, ou apenas deseja mudar uma ou duas coisas aqui e ali para melhorar a UX do seu site, existem algumas regras gerais que pode seguir durante o processo.

Sem mais delongas, aqui estão algumas das melhores práticas de navegação na web que funcionam.


Pense primeiro nos usuários

Uma das regras mais importantes que deve seguir ao criar a navegação do seu site é garantir que seja prática para os usuários. Isso significa que não importa quantos sistemas de navegação construa no seu site, a sua navegação deve sempre ser feita com as necessidades de seus usuários em mente.

Por exemplo, os nomes de seus links de navegação devem ser os mais próximos da terminologia que seu público-alvo está utilizar.

Essa prática está intimamente ligada à pesquisa de palavras-chave, a prática de tentar encontrar as melhores palavras-chave para o seu nicho, usadas pelo público-alvo para encontrar o que precisam online.

Depois de criar as páginas que contêm as informações que os seus usuários estão a procurar, também deve se certificar de que os seus links de navegação contenham frases e palavras-chave que seus utilizadores provavelmente pesquisariam no Google.

Por sua vez, isso será ótimo tanto para o SEO do seu site quanto para a facilidade de uso do seu site.


Crie um menu de rodapé

Como mencionamos antes, o WordPress vem com várias áreas de widget por padrão. Dependendo do tema que está a utilizar, essas áreas serão predefinidas de várias maneiras, permitindo que adicione widgets de acordo com suas preferências.

Pode aproveitar isso e incluir links de navegação ao criar o rodapé do WordPress.

Os utilizadores costumam deslizar para baixo até a área do rodapé, à espera de encontrar as informações mais importantes sobre seu site e sua empresa, incluindo links que levam às informações mais importantes.

Obviamente, o que adicionará ao menu de rodapé também depende do tipo de site que possui. Por exemplo, se é uma loja online e tem produtos para vender, convém incluir links para algumas de suas categorias de produtos mais populares aqui.

Além disso, se for um blog, uma revista ou uma publicação de notícias online, fornecer links para seus artigos ou categorias de notícias usados ​​com mais frequência pode ser bastante útil para a experiência do usuário de seus visitantes e pode trazer mais envolvimento.

Pode até incluir algumas das páginas mais importantes do site que não cabiam no cabeçalho do seu site, por qualquer motivo.

Por exemplo, você pode adicionar alguns links úteis como Sobre, Política de Privacidade, Contato, Termos de Uso e assim por diante. Esses são precisamente os tipos de páginas que os utilizadores esperam ver no rodapé.



Informações Footer


Torne sua navegação visível

Pode (e deve) tentar tirar proveito do design do seu site para garantir que todos os menus de navegação sejam fáceis de localizar.

Por exemplo, pode adicionar uma fonte terciária às fontes do site que está a utilizar no seu site e usá-la apenas para os menus de navegação.

Também alterar a cor de seus itens de menu, adicionar uma cor de fundo diferente ao seu menu, separar seus menus de outro conteúdo de site usando espaço em branco, etc.

Dito isso, sua navegação não deve se destacar muito em comparação com o resto do design do seu site.

Na maior parte, deve mantê-lo harmonioso com a estética do seu site, mas também se certificar de que esteja claro onde começa e onde termina a navegação no site.



Navegação do Website


Use Design Intuitivo e Consistente

Com a internet sendo uma presença constante na vida de todos hoje em dia, a navegação do utilizador em sites deve ocorrer com base em algumas regras intuitivas.

Normalmente, a navegação do site mais amigável é aquela que segue algumas práticas bem estabelecidas.

E embora seja totalmente normal (e até mesmo necessário, dependendo de suas necessidades) incluir vários tipos de navegação em diferentes páginas do seu site, recomendamos que o mantenha o mais consistente e intuitivo possível.

Isso significa que a maneira geral como sua navegação aparece em seu site, bem como sua localização, não devem variar muito de página para página.

Use as áreas mais comuns para adicionar seus menus, como o cabeçalho, a barra lateral e o rodapé do seu site. Se possível, tente manter a navegação no seu cabeçalho e rodapé global na maior parte do tempo.

Ou, se adicionar diferentes tipos de menus a várias páginas, certifique-se de que o design geral e a posição sejam idênticos em todas as páginas.

Resumindo, torne as coisas o mais lógicas e práticas possíveis para seus visitantes, para que eles possam encontrar rapidamente o que precisam.

Eles certamente apreciarão isso.


Mantenha as coisas simples, mas informativas

Ser criativo é ótimo na maioria das vezes, mas quando se trata de navegação, é melhor manter as coisas simples e amigáveis. Isso significa aplicar alguns padrões que funcionam, como adicionar três listras (também conhecidas como ícone de hambúrguer) ou três pontos para seus menus expansíveis para que seus usuários saibam que devem clicar lá, ou usar fontes que são limpo e fácil de ler.

Além disso, descrições curtas de algumas das páginas do site mais comuns, são consideradas padrão por um motivo.

Sempre que possível, use nomes curtos e simples para links de navegação que levam a suas páginas, como “Sobre”, “Contato” e “Serviços” - eles são claros, diretos e facilmente reconhecíeis.

Dito isso, não deve hesitar em descrever as suas páginas da maneira mais precisa possível. O objetivo final é fornecer aos usuários informações precisas sobre o que eles podem esperar se clicarem em um item específico.

Só assim eles poderão saber se uma página tem exatamente o que precisam, afinal.

Por exemplo, se tiver páginas que fornecem mais informações sobre o funcionamento interno da sua empresa ou descrevem seu objetivo geral com mais profundidade, ainda pode manter as coisas curtas, mas informativas com nomes como "O que fazemos" ou "Nosso processo".

Às vezes, adicionar apenas uma palavra ao item de menu é o suficiente para fornecer todo o contexto de que os usuários precisam. Portanto, se possível, recomendamos o uso de no máximo 3 palavras para descrever do que trata sua página.


Aproveite as vantagens dos seus botões

Embora adicionar botões possa contribuir muito para mais conversões e vendas e melhorar seu sistema de navegação geral como um todo, deve-se certificar de usar o poder deles com sabedoria. Claro, pode (e deve, nesse caso) fazer seus botões se destacarem e garantir que eles pareçam clicáveis para seus os utilizadores.

Ao projetar os seus botões, pode realçá-los usando cores diferentes, adicionar alguns efeitos de flutuação ou interação atraentes e até mesmo incorporar algumas animações interessantes, se desejar.

No entanto, não deve enfiar muitos botões em suas páginas. Usar alguns botões marcantes e acionáveis em diferentes áreas da sua página (incluindo o menu de navegação em seu cabeçalho) deve resolver o problema.

Por fim, certifique-se de que seus botões contenham uma frase de chamariz clara, com palavras como Compre agora, Baixe, Assine ou Inscreva-se.



Call to Action


Adicionar breadcrumbs (onde necessário)

Como mencionamos no início, a implementação de breadcrumbs é uma ótima maneira de melhorar drasticamente a UX do seu site. Isso permitirá que seus utilizadores estejam cientes de sua localização precisa o tempo todo e naveguem facilmente nas suas páginas, evitando que se percam.

Portanto, se tiver um site com muito conteúdo, convém adicionar uma trilha de navegação.

Pode achar a localização atual especialmente útil se tiver um site de blog ou uma loja online com muitos produtos. Além disso, se é um usuário do WordPress, ficará satisfeito em saber que adicionar migalhas de pão ao seu site do WordPress é muito fácil.



Breadcrumbs


Use links âncora

Links de âncora podem ser outro ótimo complemento para sua navegação, pois podem ajudar os usuários a navegar em páginas longas e levá-los rapidamente à seção de seu interesse.

Pode usá-los para dividir seus artigos em segmentos diferentes, enviar aos usuários uma resposta específica na sua Página de perguntas frequentes, conduza-os a um de seus serviços e assim por diante.

Se desejar, pode até criar uma lista de links de âncora real ou um índice analítico. Links de âncora podem ser particularmente úteis se possui um site de uma página ou tem páginas ou posts longos que exigem muito deslize.


Certifique-se de que os seus menus são responsivos

Com cada vez mais pessoas usando dispositivos móveis para navegar na internet, a criação de menus responsivos com os dispositivos móveis em mente é absolutamente obrigatória.

É a única maneira de garantir que seu site tenha uma boa aparência, mesmo nos menores dispositivos.

E como a maioria dos temas premium do WordPress vem com menus totalmente responsivos prontos para uso, adicionar esses menus ao seu site do WordPress será muito fácil de fazer.


Resumindo

A navegação no site é um componente-chave do seu design e pode fazer ou quebrar o seu site no que diz respeito ao envolvimento do usuário e à visibilidade geral nos mecanismos de pesquisa.

Tirando proveito das áreas de widget predefinidas e com a ajuda do tema certo, poderá adicionar diferentes tipos de menus ao seu site WordPress e garantir que todos pareçam limpos, práticos e fáceis de usar para seus visitantes.

Em suma, seja qual for o tipo de navegação que acabar a utilizar no seu site, apenas certifique-se de que seja fácil de detectar, que seja o mais consistente possível e que contenha elementos de navegação de valor real para seu público.

Não importa o que aconteça, sempre tenha em mente os interesses dos visitantes e os resultados virão naturalmente.

Marca Web

Inovamos com tecnologia e criatividade! Desenvolvemos soluções web e estratégias de marketing digital à medida.

Oeiras
Portugal

9.00 AM - 6:00PM