Marcaweb

As ligações internas são tratadas de forma diferente no cabeçalho e no rodapé?

Os links internos no cabeçalho e rodapé são menos importantes?


As ligações internas são tratadas de forma diferente no cabeçalho e no rodapé?

John Mueller do Google respondeu recentemente à questão de saber se os links internos no rodapé ou no cabeçalho são utilizados de forma diferente pelo Google.

John Mueller, do Google, deu uma explicação sobre a ligeira diferença na forma como o Google trata o conteúdo principal de uma página e esclareceu como o Google trata os links internos dentro de uma página web.


Hiperligações internas

As ligações internas são as ligações de dentro de um website que vão para outra página web dentro do mesmo website.

Exemplos de ligações internas são as ligações do menu que se encontram normalmente no cabeçalho e também ligações a secções importantes de um sítio como a página sobre nós e a página de contacto que se encontram frequentemente no rodapé de um sítio web.

As ligações internas podem também ser ligações a outras páginas dentro do sítio que se encontram dentro do conteúdo do sítio.


John Mueller do Google Discutindo as ligações internas


John Mueller discutindo ligações internas


Todas as ligações internas são igualmente importantes?

John Mueller do Google disse que as ligações internas são importantes e a pessoa que faz a pergunta queria saber se havia uma diferença na forma como os diferentes tipos de ligações internas são tratados.

A pessoa que fez a pergunta:

"Reiterou recentemente a importância das ligações internas para sinalizar ao Google a importância do conteúdo específico de um site.
Quero saber se as ligações dentro de certas secções de um site são olhadas de forma diferente.
Por exemplo, se uma página é ligada dentro de um cabeçalho ou de um rodapé e, portanto, incluída em cada página de um site.
O Google utiliza essas ligações de forma diferente graças às ligações dentro do corpo da página?".


As ligações internas não são diferenciadas

Mueller explicou que as ligações não são tratadas de forma diferente devido à localização das ligações dentro de uma página web.

John Mueller respondeu:

"Não diferenciamos realmente aí.
Por isso, se, por exemplo, as coisas estão ligadas no seu rodapé da página e estão ligadas a partir de todo o website, então do nosso ponto de vista você tem essas ligações a partir de todo o seu website.
Não é o caso de dizermos: "Oh, como as ligações num rodapé têm menos peso ou não são tão úteis, vamos ignorá-las ou qualquer coisa do género.
Assim, desse ponto de vista, quando se trata de links, vê-mo-los essencialmente apenas como links numa página".


O texto é tratado de forma diferente com base na localização

A seguir, John Mueller esclareceu que o texto dentro do conteúdo principal é tratado de forma ligeiramente diferente.

Ele explicou:

"É ligeiramente diferente quando se trata de texto aí dentro, na medida em que tentamos compreender qual é o conteúdo principal de uma página.
E quando se trata de classificação em relação aos outros conteúdos do seu website, tentaremos concentrar-nos nessa secção de conteúdo primário da página.
Mas os links do nosso ponto de vista apenas nos ajudam a compreender melhor a estrutura do sítio e se estão no cabeçalho ou no rodapé ou na barra lateral ou no conteúdo principal, o que não muda nada para nós".

As ligações internas são importantes

John Mueller explicou que enquanto o conteúdo na área de conteúdo principal é tratado de forma ligeiramente diferente, as ligações internas dentro do cabeçalho, rodapé ou conteúdo principal são tratadas da mesma forma.

Mueller também afirmou que as ligações internas no rodapé e no cabeçalho não têm menos peso do que as ligações dentro do conteúdo de uma página web.

Marca Web

Inovamos com tecnologia e criatividade! Desenvolvemos soluções web e estratégias de marketing digital à medida.

Oeiras
Portugal

9.00 AM - 6:00PM