DESIGN

RBG e CMYK

RBG e CMYK

RGB é um modelo de cor por adição, enquanto CMYK funciona por subtração. O RGB usa o branco como uma combinação de todas as cores primárias e o preto como a ausência de luz. O CMYK, por outro lado, usa o branco como a cor natural do fundo da impressão e o preto como uma combinação de tintas coloridas.

Os designers gráficos e fornecedores de impressão utilizam o modelo de cores RGB para qualquer tipo de conteúdo que transmita luz, como telas de computador. RGB é ideal para designs de conteúdo digital porque esses meios emitem cores como luz vermelha, verde ou azul.

Com o modelo de cores RGB, os pixels num monitor digital são – se vistos com uma lupa – todas as três cores: vermelho, verde ou azul. A luz branca emitida pela tela combina as três cores na retina do olho para criar uma ampla gama de outras cores percebidas. Com RGB, quanto mais feixes de cores o dispositivo emite, mais próxima a cor fica do branco. Não emitindo nenhum feixe leva à cor preta. É o oposto de como o CYMK funciona.

CYMK é melhor para materiais de impressão porque os conteúdos de impressão utilizam tintas coloridas para mensagens. CMYK subtrai cores da luz branca natural e transforma-as em pigmentos ou corantes.  Então as impressoras colocam esses pigmentos no papel em pequenos pontos: ciano, magenta, amarelo e pretoespalhados ou próximos para criar as cores desejadas. Com CYMK, quanto mais tinta colorida depositada numa página, mais próxima a cor fica do preto. A subtração das tintas ciano, magenta, amarelo e preto cria o branco – ou a cor original do papel ou plano de fundo.

Os valores de cor RGB variam de 0 a 255, enquanto CMYK varia de 0 a 100%.

Como converter um ficheiro RGB em CMYK:

RGB tem uma gama mais ampla de cores em comparação com CMYK. As impressões CMYK não podem reproduzir todas as cores do modelo RGB. Não é possível reproduzir todas as cores que se vêem numa tela com tinta impressa, pois a tinta não emite luz. Se criar um gráfico RGB para a Web, ele pode não ter a mesma aparência se o tentar imprimir. Para imprimir um desenho criado digitalmente (seja ele RGB ou qualquer outro modelo de cor) e evitar problemas de cor, deve-se primeiro converter o ficheiro para CMYK. Este processo depende do programa de software em uso.

Adobe Photoshop CS6. Selecione Objetos > Imagem na barra de menus. Escolha "Modo" e selecione "Cor CMYK".

Adobe Illustrator CS6. Selecione Objetos > Editar na barra de menus. Encontre e clique em “Editar cores” e selecione “Converter para CMYK”.

Microsoft Publisher. Selecione Ferramentas na barra de menus. Em seguida, “Ferramentas de impressão comercial”. Clique em Impressão em cores > Cores de processo (CMYK) > OK.

Falhar em converter o seu ficheiro significará que a impressora o fará automaticamente. Isso não lhe dará a oportunidade de ver como será a impressão antes que a impressora conclua o trabalho. A correção automática do modelo de cores pode causar uma surpresa desagradável quando sair o produto acabado. Pode não ter as cores certas para combinar com a sua marca. Evite esse problema potencialmente caro convertendo o seu modelo de cores ou projetando em CMYK desde o início (se o software permitir).

Criado em