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Os quatro passos da estratégia social

Os quatro passos da estratégia social
  1. Pessoas - Avalie as atividades sociais do seu cliente.
  2. Objetivos - Decida o que você deseja realizar.
  3. Estratégia - Planeje como o relacionamento com os clientes mudará.
  4. Tecnologia - Decida que tecnologias sociais usar.

Pessoas

Não comece uma estratégia social até conhecer as capacidades do seu público

Se o seu target for de estudantes universitários, use as redes sociais. Se o objetivo for alcançar pessoas de negócios (B2B), considere classificações e avaliações. Comece por analisar dados que o possam ajudar, que podem levar a algumas estimativas ótimas para o seu projeto.

  • Quem é a nossa audiência?
  • Quais são os elementos influenciadores? - O que fazem online?
  • Monitorizar.
  • Aqui “ouve-se” e “pesquisa-se”:
  • Research.
  • Benchmarks.
  • SWOT.
  • Insights (oportunidades de ativação) - Estudos “de mercado”.
  • O que é que “já existe”?
  • O que é que já foi feito e resultou? - O panorama local (Portugal).
  • Criar “personas”.

 

Monitorizar - Vantagens

Comerciais – Identificar novas oportunidades de negócio.

Marketing – Antecipar tendências; Avaliar lançamento de novos produtos, marcas ou serviços; Analisar atributos de Marca e associações feitas pelo consumidor.

Media Relations e RP 2.0 - Clipping; Reporting de noticias, posts ou comentários relacionados com a concorrência; Gestão de Crise.

Inteligência Competitiva – Observar diariamente as marcas concorrentes e seus parceiros.

Identificar Influenciadores –Identificar os sites com mais influência e relação entre os diversos influenciadores, podendo inclusive optar por uma estratégia de relação direta com os principais opinion makers.

Advocates & Opposition –Análise quantitativa através de avaliação de posts de cada influenciador tendo em conta o seu sentimento pela marca.

Objectivos

Escolha um. 

Como pretende...

  1. Interagir com os seus clientes? 
  2. Estratégias de remarketing?
  3. Aumentar as vendas? 

Decida o seu objetivo antes de escolher a tecnologia. O objectivo deve ser mensurável.

  • O que é que pretendemos atingir?
  • De negócio?
  • De Marketing?
  • Definição de KPI’s (Key Performance Indicators), métricas.

Os objectivos precisam de ser mensuráveis
, específicos, realistas
, definidos no tempo
 e alcançáveis.

Exemplos:

  • Construir e aumentar a visibilidade/reputação da marca? - Aquisição de novos clientes
  • Fidelização de clientes?
  • Apoio ao consumidor?
  • Melhorar algum tipo de serviço por proximidade? - Ouvir os consumidores?
  • Influenciar "opinion makers"?
  • Lançamento de novo produto/serviço?
  • Alargar território da marca?

Estratégia

estratégia aqui significa descobrir o que será diferente depois de ter agido:

Deseja um relacionamento bidirecional mais próximo com seus melhores clientes?

Deseja que as pessoas falem sobre seus produtos? 

Deseja um grupo de foco permanente para testar ideias de produtos e gerar novas? 

Imagine que tem sucesso. Como as coisas serão diferentes depois? Imagine o ponto final e você saberá por onde começar.


Um plano de ação projetado para atingir um objetivo geral ou de longo prazo. (HOW?) Como é que chegamos ao destino? - Qual o caminho a tomar (não o veículo)? Vamos falar de quê? Que cenários podemos explorar? Statement (Manifesto)? Qual a história que vamos contar?

Tecnologia

Uma lading pageum website, uma aplicação, uma solução à medida. Depois de conhecer seu público alvo, objetivos e estratégia, você poderá decidir com confiança.

  • Tácticas e ferramentas?
  • Quais os “canais” (agora sim, os veículos)?
  • Que tipo de tecnologia é mais adequada ao target?
  • Facebook, Linkedin, Youtube, twitter, blogs, site, ning? Mobile? Híbrido (real world meets digital)?

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