SEO
Os quatro passos da estratégia social
- Pessoas - Avalie as atividades sociais do seu cliente.
- Objetivos - Decida o que você deseja realizar.
- Estratégia - Planeje como o relacionamento com os clientes mudará.
- Tecnologia - Decida que tecnologias sociais usar.
Pessoas
Não comece uma estratégia social até conhecer as capacidades do seu público.
Se o seu target for de estudantes universitários, use as redes sociais. Se o objetivo for alcançar pessoas de negócios (B2B), considere classificações e avaliações. Comece por analisar dados que o possam ajudar, que podem levar a algumas estimativas ótimas para o seu projeto.
- Quem é a nossa audiência?
- Quais são os elementos influenciadores? - O que fazem online?
- Monitorizar.
- Aqui “ouve-se” e “pesquisa-se”:
- Research.
- Benchmarks.
- SWOT.
- Insights (oportunidades de ativação) - Estudos “de mercado”.
- O que é que “já existe”?
- O que é que já foi feito e resultou? - O panorama local (Portugal).
- Criar “personas”.
Monitorizar - Vantagens
Comerciais – Identificar novas oportunidades de negócio.
Marketing – Antecipar tendências; Avaliar lançamento de novos produtos, marcas ou serviços; Analisar atributos de Marca e associações feitas pelo consumidor.
Media Relations e RP 2.0 - Clipping; Reporting de noticias, posts ou comentários relacionados com a concorrência; Gestão de Crise.
Inteligência Competitiva – Observar diariamente as marcas concorrentes e seus parceiros.
Identificar Influenciadores –Identificar os sites com mais influência e relação entre os diversos influenciadores, podendo inclusive optar por uma estratégia de relação direta com os principais opinion makers.
Advocates & Opposition –Análise quantitativa através de avaliação de posts de cada influenciador tendo em conta o seu sentimento pela marca.
Objectivos
Escolha um.
Como pretende...
- Interagir com os seus clientes?
- Estratégias de remarketing?
- Aumentar as vendas?
Decida o seu objetivo antes de escolher a tecnologia. O objectivo deve ser mensurável.
- O que é que pretendemos atingir?
- De negócio?
- De Marketing?
- Definição de KPI’s (Key Performance Indicators), métricas.
Os objectivos precisam de ser mensuráveis , específicos, realistas , definidos no tempo e alcançáveis.
Exemplos:
- Construir e aumentar a visibilidade/reputação da marca? - Aquisição de novos clientes
- Fidelização de clientes?
- Apoio ao consumidor?
- Melhorar algum tipo de serviço por proximidade? - Ouvir os consumidores?
- Influenciar "opinion makers"?
- Lançamento de novo produto/serviço?
- Alargar território da marca?
Estratégia
A estratégia aqui significa descobrir o que será diferente depois de ter agido:
Deseja um relacionamento bidirecional mais próximo com seus melhores clientes?
Deseja que as pessoas falem sobre seus produtos?
Deseja um grupo de foco permanente para testar ideias de produtos e gerar novas?
Imagine que tem sucesso. Como as coisas serão diferentes depois? Imagine o ponto final e você saberá por onde começar.
Um plano de ação projetado para atingir um objetivo geral ou de longo prazo. (HOW?) Como é que chegamos ao destino? - Qual o caminho a tomar (não o veículo)? Vamos falar de quê? Que cenários podemos explorar? Statement (Manifesto)? Qual a história que vamos contar?
Tecnologia
Uma lading page, um website, uma aplicação, uma solução à medida. Depois de conhecer seu público alvo, objetivos e estratégia, você poderá decidir com confiança.
- Tácticas e ferramentas?
- Quais os “canais” (agora sim, os veículos)?
- Que tipo de tecnologia é mais adequada ao target?
- Facebook, Linkedin, Youtube, twitter, blogs, site, ning? Mobile? Híbrido (real world meets digital)?
Criado em