Marketing Digital

Mobile marketing e a sua importância!

Mobile marketing e a sua importância!

O que é Mobile Marketing?

Para falar de mobile marketing é importante pensar primeiro nas tecnologias de comunicação, tal como em dispositivos móveis e no forte crescimento destes meios de comunicação portáteis. Desta forma, o crescimento de usuários de smartphones tem sido uma constante, pois cada dia temos mais pessoas que utilizam telemóveis como fonte de acesso à internet por toda a parte.

Crescimento do Mobile Marketing

Dado este fenómeno de crescimento do mercado mobile - Android e IOS -, as empresas apostam cada vez mais em comunicação adaptada para os smartphones, considerando sempre as elevadas taxas de penetração nos países mais desenvolvidos como é o caso de Portugal. É importante também estar a par do desenvolvimento rápido dos dispositivos e acompanhar a tendência.

Exemplos desta forte aposta no marketing, temos o mobile a estruturar o mercado do marketing tradicional com meios promocionais que vieram substituir o suporte em papel e os QR codes impressos, dando lugar a elementos de realidade aumentada, ou comunicações que dão lugar a interações através das redes sociais e na lógica de múltiplos ecrãs.

Estratégias de Mobile Marketing

Quando pensamos em dispositivos móveis, temos os tablets, telemóveis, smartphones, que, a cada momento, permitem aos seus utilizadores interagirem com amigos e família de forma rápida, a qualquer momento e onde quer que estejam. A par das vantagens, as empresas criam estratégias de mobile também numa óptica de aproximação aos seus clientes, criando assim uma maior visibilidade para a marca e/ou para aumentar o número de vendas.

Estas estratégias visam várias características e funcionalidades específicas para os dispositivos móveis de forma a melhorar a relação com seus actuais clientes e potenciais clientes no dia-a-dia. Especificações que por si só estão relacionadas com a tecnologia, desde os tamanhos dos ecrãs,o tipo de informação e a forma como esta é apresentada, a sua interactividade e a facilidade de utilização - experiência de utilizador.

mobile marketing acaba por ser um mercado particular onde é analisada a forma, o contexto e o sítio a partir dos quais vamos interagir com os utilizadores. Existem já alguns meios conhecidos e poderosos dos utilizadores no mobile marketing, tais como: SMS, MMS, Bluetooth, Qr Code, mobile payment, realidade aumentada, Apps, serviços de posicionamento, entre outros.

Criado em