Marketing Digital

A importância de e-business em negócios online

A importância de e-business em negócios online

estratégia de utilização dos S.I. e de plataformas electrónicas para conduzir os negócios, engloba diversas actividades organizacionais, utilizando como principal veículo de comunicação a Internet. Apoiada na tecnologia, envolve todos os processos de negócio e transacções integrados por toda a cadeia de valor:

  • Fabricantes
  • Fornecedores
  • Distribuidores
  • Retalhistas
  • Logística e satisfação dos pedidos do cliente - Clientes finais

"É a capacidade digital de realizar transações e processos dentro de uma empresa, envolvendo os sistemas de informação sob o seu controle." (Laudon and Trevor, 2003)

Algumas actividades ligadas ao e-Business

  • Envio de emails na correspondência comercial
  • Compra de consumiveis e outros produtos online
  • Controlo e gestão bancária online
  • Utilização de software para gestão contabilistica e de inventários
  • Procura de novos fornecedores na Internet
  • Utilização de bases de dados para gestão de informação de clientes - Outros meios electrónicos para fazer negócio

Algumas aplicações funcionam como uma espinha dorsal para o e-Business:

CRM - Customer Relationship Management

ERP - Enterprise Resource Planning

SCM - Supply Chain Management

BI - Business Intelligence

Os sistemas de e-Business das empresas também podem suportar o E-Commerce como troca externa de valor.

CRM - Customer Relationship Management

  • Sistema integrado de gestão com o foco principal no Cliente;
  • Armazena e trata toda a interacção do Cliente com a Empresa, independentemente do canal de comunicação utilizado;
  • O principal objectivo é aumentar a fidelização e satisfação do cliente;

Apoia-se em 3 grandes funcionalidades chave:

  • Marketing (Online Marketing, Web Marketing e Tele-Marketing)
  • Vendas (Web Shop, Tele-Sales)
  • Serviços (Online Service, Customer Self Service Portal e Tele-Service)

ERP - Enterprise Resource Planning

 

  • Sistema de gestão centralizada que integra todos os departamentos, processos e funções da organização num único sistema de informação.
  • Ajuda no planeamento e na gestão de todos os recursos da empresa.
  • Oferece um interface único para gerir todas as actividades;
  • São sistemas modulares, podendo a empresa seleccionar unicamente os módulos pretendidos:

 

- Contabilidade,

 

- Recursos Humanos,

- Logística e Tesouraria,

 

- Produção, etc.

 

SCM - Supply Chain Management

As organizações necessitam de adquirir todo o tipo de materiais, equipamentos e outro tipo de abastecimentos de outras organizações ou indivíduos;

As empresas dificilmente sobrevivem isoladas;

Rede de organizações ligadas através de processos e atividades com o objetivo de criar valor para o consumidor final.

Modelo funcional que integra:

  • Fabricantes,
  • Fornecedores,
  • Distribuidores,
  • Retalhistas,
  • Consumidor final.

BI- Business Intelligence

"Os sistemas de BI combinam dados com ferramentas analíticas de forma a disponibilizar informação relevante para a tomada de decisões. O objectivo é melhorar a disponibilidade e qualidade desta informação." (Cody, Kreulen et al., 2002)

BI refere-se a aplicações e tecnologia, que combinam recolha de dados, armazenamento e gestão de conhecimento, através de ferramentas de análise que permitem extrair informação útil a partir destes dados.

As tarefas normalmente associadas ao BI são:

- Elaboração de previsões baseadas em dados históricos; 

- Análise detalhada da organização, que se traduz num conhecimento profundo desta; 

- Criação de cenários que realçam o impacto da alteração de diversas variáveis; 

- Permite acesso ad-hoc aos dados e dar resposta a questões não pré-definidas.

E-Commerce é um subdomínio do e-Business, que abrange todas as transações comerciais que envolvem a troca de valor entre organizações ou indivíduos, desenvolvidas através da via eletrônica, em particular pela Internet.

Juntamente com a força da Internet, é atualmente uma das realizações científicas mais significativas.

Criado em