Marketing Digital
A importância de e-business em negócios online
A estratégia de utilização dos S.I. e de plataformas electrónicas para conduzir os negócios, engloba diversas actividades organizacionais, utilizando como principal veículo de comunicação a Internet. Apoiada na tecnologia, envolve todos os processos de negócio e transacções integrados por toda a cadeia de valor:
- Fabricantes
- Fornecedores
- Distribuidores
- Retalhistas
- Logística e satisfação dos pedidos do cliente - Clientes finais
"É a capacidade digital de realizar transações e processos dentro de uma empresa, envolvendo os sistemas de informação sob o seu controle." (Laudon and Trevor, 2003)
Algumas actividades ligadas ao e-Business
- Envio de emails na correspondência comercial
- Compra de consumiveis e outros produtos online
- Controlo e gestão bancária online
- Utilização de software para gestão contabilistica e de inventários
- Procura de novos fornecedores na Internet
- Utilização de bases de dados para gestão de informação de clientes - Outros meios electrónicos para fazer negócio
Algumas aplicações funcionam como uma espinha dorsal para o e-Business:
CRM - Customer Relationship Management
ERP - Enterprise Resource Planning
SCM - Supply Chain Management
BI - Business Intelligence
Os sistemas de e-Business das empresas também podem suportar o E-Commerce como troca externa de valor.
CRM - Customer Relationship Management
- Sistema integrado de gestão com o foco principal no Cliente;
- Armazena e trata toda a interacção do Cliente com a Empresa, independentemente do canal de comunicação utilizado;
- O principal objectivo é aumentar a fidelização e satisfação do cliente;
Apoia-se em 3 grandes funcionalidades chave:
- Marketing (Online Marketing, Web Marketing e Tele-Marketing)
- Vendas (Web Shop, Tele-Sales)
- Serviços (Online Service, Customer Self Service Portal e Tele-Service)
ERP - Enterprise Resource Planning
- Sistema de gestão centralizada que integra todos os departamentos, processos e funções da organização num único sistema de informação.
- Ajuda no planeamento e na gestão de todos os recursos da empresa.
- Oferece um interface único para gerir todas as actividades;
- São sistemas modulares, podendo a empresa seleccionar unicamente os módulos pretendidos:
- Contabilidade,
- Recursos Humanos,
- Logística e Tesouraria,
- Produção, etc.
SCM - Supply Chain Management
As organizações necessitam de adquirir todo o tipo de materiais, equipamentos e outro tipo de abastecimentos de outras organizações ou indivíduos;
As empresas dificilmente sobrevivem isoladas;
Rede de organizações ligadas através de processos e atividades com o objetivo de criar valor para o consumidor final.
Modelo funcional que integra:
- Fabricantes,
- Fornecedores,
- Distribuidores,
- Retalhistas,
- Consumidor final.
BI- Business Intelligence
"Os sistemas de BI combinam dados com ferramentas analíticas de forma a disponibilizar informação relevante para a tomada de decisões. O objectivo é melhorar a disponibilidade e qualidade desta informação." (Cody, Kreulen et al., 2002)
BI refere-se a aplicações e tecnologia, que combinam recolha de dados, armazenamento e gestão de conhecimento, através de ferramentas de análise que permitem extrair informação útil a partir destes dados.
As tarefas normalmente associadas ao BI são:
- Elaboração de previsões baseadas em dados históricos;
- Análise detalhada da organização, que se traduz num conhecimento profundo desta;
- Criação de cenários que realçam o impacto da alteração de diversas variáveis;
- Permite acesso ad-hoc aos dados e dar resposta a questões não pré-definidas.
E-Commerce é um subdomínio do e-Business, que abrange todas as transações comerciais que envolvem a troca de valor entre organizações ou indivíduos, desenvolvidas através da via eletrônica, em particular pela Internet.
Juntamente com a força da Internet, é atualmente uma das realizações científicas mais significativas.
Criado em